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Enormes
motores V-8, esbanjando cilindrada e potência, usados em carros de
aparência discreta (ou absolutamente escandalosas), assim eram os
Muscle Cars da Chrysler.
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Uma maneira
potente de viver
Nenhuma
época na história do automóvel foi mais fascinante
do que a dos muscle cars, período que teve início em 1960
e atingiu seu auge em 1968 começando a decair em 1971 devido à
"crise do petróleo". Esta era a época dos
Dodge Charger, Daytona, Plymouth RoadRunner, Superbird, GTX e outros.
Haviam também os "Pony Muscle", carros considerados pequenos-médios,
mas que tinham grande potência e até mesmo grandes motores.
Este foi o caso dos famosos Dodge Dart GTS, Challenger, Demon, Plymouth
Barracuda e Duster. Listaremos aqui alguns destes modelos, e suas histórias,
para você conhecer melhor a linha Chrysler dos EUA.
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MUSCLE CARS |
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Dodge
Daytona & Plymouth Superbird: Em 1969, a Dodge transformou
o já famoso Charger em um modelo mais aerodinâmico
para corridas de alta-velocidade. Obedecendo o regulamento da NASCAR,
500 modelos como este foram vendidos ao público comum. O
mundo das corridas nunca mais seria o mesmo. Em breve mais fotos
e informações em uma exclusiva matéria sobre
os famosos "Wing Warriors" da NASCAR.
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Dodge Charger : foi lançado em 1966 para concorrer com
os modelos "Fastback" da Plymouth e Ford. Baseado no Dodge
Coronet, o Charger rapidamente se tornou um grande campeão
de vendas. Em 1968, sofreu mudanças estéticas importantes
e tendo mais aceitação pelo público. Os motores
poderiam ir do 318-V8 (como a linha Dart no Brasil) ao 426-HEMI, de
425hp. Este modelo ficou ainda mais conhecido quando se tornou o astro
do seriado "The Dukes of Hazzard". |
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Dodge
Coronet: Ele foi a porta de entrada da Dodge para o segmento dos
carros médios nos EUA. Os primeiros modelos apareceram em 1950
e reapareceram na década de 60, já como Muscle-Cars.
O Coronet poderia receber o pacote de opcionais "R/T", que
o deixava ainda mais potente e esportivo. |
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Dodge
SuperBee: Ele foi lançado
para ser um concorrente direto do Plymouth RoadRunner, mas não
obteve o mesmo sucesso. Apesar disto, se tornou mais um mito da Dodge,
pois também era oferecido com o motor 440 "Six-Pack"
de 390 cavalos. As suas acelerações eram próximas
de carros com motores mais potentes (426 HEMI). Em 1971 a denominação
"SuperBee" passou a ser um pacote de opcionais do Dodge
Charger. |
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Plymouth
RoadRunner: Em 1968, a maioria dos Muscle Cars possuia muitos
acessórios de luxo, que os encareciam. A Plymouth decidiu voltar
atrás e lançou o RoadRunner, baseado no Belvedere, porém,
com acabamento mais simples e esportivo. Seu nome foi retirado de
um desenho da Warner, conhecido no Brasil como "Papa-Léguas".
Ele era o "corredor", carro feito para se acelerar, sem
se preocupar com detalhes. O carisma dos desenhos e da sua buzina
"Beep-Beep", trouxeram fama ao modelo, o tornando 'Carro
do Ano de 1968'. Suas motorizações variavam do BigBlock
383 ao 426-HEMI. |
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Plymouth
Belvedere GTX: Os modelos equipados
com o pacote GTX, eram Muscle-Cars de luxo, com vários opcionais
e muito desempenho. Era o mais completo da Plymouth em sua categoria,
destinado à um público mais seleto. Motores: 440 Six-Pack
ou 426-HEMI. |
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"PONY"
MUSCLES: |
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Dodge
Dart: Foi lançado em 1960 como porta de entrada da Dodge
no segmento de carros compactos. Ele sofreu várias mudanças
estéticas até se tornar o Dart conhecido no Brasil
(nosso modelo é similar aos 68-69 nos EUA). Obteve grandes
vendas como um carro "popular". Em 1967 passou a ser um
"Pony-Muscle", já que era oferecido com motores
que variavam do BigBlock 383 ao 426-HEMI nas versões GT,
GTS e HEMI (saiba
mais). Foi também um dos mais rápidos da sua época,
fazendo 0-100km/h em apenas 5 segundos (versão GTS 440).
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Plymouth
Duster: Derivado do Plymouth Valiant, era incrivelmente popular,
devido ao seu baixo preço e alto desempenho, com motor 340.
Sua estabilidade era excelente até mesmo para os padrões
atuais. Era um carro pequeno mas de boa relação peso/potência,
provada nas arrancadas, onde fazia muitos "BigBlocks"
passarem vergonha. Motores: 6 Cilindros/Slant ao 360c.i.
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Dodge
Demon: Ele foi uma resposta da Dodge para o Plymouth Duster,
que era um campeão de vendas. Assim como o seu rival, oferecia
ótimo desempenho à custo baixo. Fazia de 0-100km/h
em apenas 6.5 segundos (com motor 340). Não obteve o mesmo
sucesso do Duster, sendo fabricado no período de 1971 à
1973.
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Dodge
Challenger: a Dodge foi a última a lançar um "pony-muscle",
mas entrou neste segmento para arrasar. O Challenger vinha com motores
que variavam do dócil 6 cilindros: Slant-Six, aos poderosos
440 e 426 HEMI. Este modelo atraía todo tipo de comprador,
das "senhoras" aos "pilotos" de rua. O carro
ficou ainda mais conhecido após ser o astro do filme "Vanishing
Point", de 1971.
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Plymouth
Barracuda: Foi lançada para concorrer com o Ford Mustang
e Chevrolet Camaro no segmento dos "Pony-Muscles". Fez
mais sucesso em 1970, em sua segunda geração, pelo
seu novo estilo e por receber opcionalmente o potente motor 426-HEMI.
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Fonte:
MuscleCars Website, Revista Auto&Técnica e Arquivos DodgeNews
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