Mopar Muscle Cars  
    Enormes motores V-8, esbanjando cilindrada e potência, usados em carros de aparência discreta (ou absolutamente escandalosas), assim eram os Muscle Cars da Chrysler.
 

Uma maneira potente de viver

    Nenhuma época na história do automóvel foi mais fascinante do que a dos muscle cars, período que teve início em 1960 e atingiu seu auge em 1968 começando a decair em 1971 devido à "crise do petróleo". Esta era a época dos Dodge Charger, Daytona, Plymouth RoadRunner, Superbird, GTX e outros. Haviam também os "Pony Muscle", carros considerados pequenos-médios, mas que tinham grande potência e até mesmo grandes motores. Este foi o caso dos famosos Dodge Dart GTS, Challenger, Demon, Plymouth Barracuda e Duster. Listaremos aqui alguns destes modelos, e suas histórias, para você conhecer melhor a linha Chrysler dos EUA.

   
>> MUSCLE CARS

Daytona & Superbird: CLIQUE AQUI
Dodge Daytona & Plymouth Superbird: Em 1969, a Dodge transformou o já famoso Charger em um modelo mais aerodinâmico para corridas de alta-velocidade. Obedecendo o regulamento da NASCAR, 500 modelos como este foram vendidos ao público comum. O mundo das corridas nunca mais seria o mesmo. Em breve mais fotos e informações em uma exclusiva matéria sobre os famosos "Wing Warriors" da NASCAR.
Dodge Charger 1969
Dodge Charger : foi lançado em 1966 para concorrer com os modelos "Fastback" da Plymouth e Ford. Baseado no Dodge Coronet, o Charger rapidamente se tornou um grande campeão de vendas. Em 1968, sofreu mudanças estéticas importantes e tendo mais aceitação pelo público. Os motores poderiam ir do 318-V8 (como a linha Dart no Brasil) ao 426-HEMI, de 425hp. Este modelo ficou ainda mais conhecido quando se tornou o astro do seriado "The Dukes of Hazzard".
Dodge Coronet 1968
Dodge Coronet: Ele foi a porta de entrada da Dodge para o segmento dos carros médios nos EUA. Os primeiros modelos apareceram em 1950 e reapareceram na década de 60, já como Muscle-Cars. O Coronet poderia receber o pacote de opcionais "R/T", que o deixava ainda mais potente e esportivo.
Dodge Superbee 69

Dodge SuperBee: Ele foi lançado para ser um concorrente direto do Plymouth RoadRunner, mas não obteve o mesmo sucesso. Apesar disto, se tornou mais um mito da Dodge, pois também era oferecido com o motor 440 "Six-Pack" de 390 cavalos. As suas acelerações eram próximas de carros com motores mais potentes (426 HEMI). Em 1971 a denominação "SuperBee" passou a ser um pacote de opcionais do Dodge Charger.
Plymouth RoadRunner 68

Plymouth RoadRunner: Em 1968, a maioria dos Muscle Cars possuia muitos acessórios de luxo, que os encareciam. A Plymouth decidiu voltar atrás e lançou o RoadRunner, baseado no Belvedere, porém, com acabamento mais simples e esportivo. Seu nome foi retirado de um desenho da Warner, conhecido no Brasil como "Papa-Léguas". Ele era o "corredor", carro feito para se acelerar, sem se preocupar com detalhes. O carisma dos desenhos e da sua buzina "Beep-Beep", trouxeram fama ao modelo, o tornando 'Carro do Ano de 1968'. Suas motorizações variavam do BigBlock 383 ao 426-HEMI.
Plymouth Belvedere GTX 68

Plymouth Belvedere GTX: Os modelos equipados com o pacote GTX, eram Muscle-Cars de luxo, com vários opcionais e muito desempenho. Era o mais completo da Plymouth em sua categoria, destinado à um público mais seleto. Motores: 440 Six-Pack ou 426-HEMI.
   
>> "PONY" MUSCLES:  

Dodge Dart: Foi lançado em 1960 como porta de entrada da Dodge no segmento de carros compactos. Ele sofreu várias mudanças estéticas até se tornar o Dart conhecido no Brasil (nosso modelo é similar aos 68-69 nos EUA). Obteve grandes vendas como um carro "popular". Em 1967 passou a ser um "Pony-Muscle", já que era oferecido com motores que variavam do BigBlock 383 ao 426-HEMI nas versões GT, GTS e HEMI (saiba mais). Foi também um dos mais rápidos da sua época, fazendo 0-100km/h em apenas 5 segundos (versão GTS 440).

Dodge Dart GTS 68

Plymouth Duster: Derivado do Plymouth Valiant, era incrivelmente popular, devido ao seu baixo preço e alto desempenho, com motor 340. Sua estabilidade era excelente até mesmo para os padrões atuais. Era um carro pequeno mas de boa relação peso/potência, provada nas arrancadas, onde fazia muitos "BigBlocks" passarem vergonha. Motores: 6 Cilindros/Slant ao 360c.i.
Plymouth Duster 1971
Dodge Demon: Ele foi uma resposta da Dodge para o Plymouth Duster, que era um campeão de vendas. Assim como o seu rival, oferecia ótimo desempenho à custo baixo. Fazia de 0-100km/h em apenas 6.5 segundos (com motor 340). Não obteve o mesmo sucesso do Duster, sendo fabricado no período de 1971 à 1973.

Dodge Demon 1970

Dodge Challenger: a Dodge foi a última a lançar um "pony-muscle", mas entrou neste segmento para arrasar. O Challenger vinha com motores que variavam do dócil 6 cilindros: Slant-Six, aos poderosos 440 e 426 HEMI. Este modelo atraía todo tipo de comprador, das "senhoras" aos "pilotos" de rua. O carro ficou ainda mais conhecido após ser o astro do filme "Vanishing Point", de 1971.

Dodge Challenger 70

Plymouth Barracuda: Foi lançada para concorrer com o Ford Mustang e Chevrolet Camaro no segmento dos "Pony-Muscles". Fez mais sucesso em 1970, em sua segunda geração, pelo seu novo estilo e por receber opcionalmente o potente motor 426-HEMI.

Plymouth Barracuda 71

 
Fonte: MuscleCars Website, Revista Auto&Técnica e Arquivos DodgeNews
 
 
© Copyright - Dodge News Web Site - Todos os direitos reservados