Ele foi criado especialmente para um público jovem, que não ligava para cromados mas exigia desempenho. Com a aceleração e a velocidade máxima de um Dart Coupê, o Special Edition, um novo esportivo lançado pela Chrysler em 72, possuia a mecânica igual à dos Dart, mas o volante de competição e a simplicidade externa reforçavam sua aparência esportiva. Inicialmente a Chrysler lançou o modelo como uma boa opção para aqueles que sonhavam como Charger R/T, mas hesitavam diante do preço. ( O SE era 40% mais barato ). A Chrysler economizou enfeites, frisos e calotas. Não colocou ducha do pára-brisa, retorno automático do pisca-pisca, ventilador elétrico, luzes de cortesia etc... |
Mas tudo isso foi compensado, em parte, pelo tratamento esportivo que o
SE recebeu em seu interior. O volante, parecido com o do Charger R/T,
mais caro do que o dos outros Dart, era esportivo: tem 3 raios de metal
e aro revestido com plástico imitando couro. O estofamento,
apesar de ser menos luxuoso, era de vinil em padrão quadriculado
- branco e preto - e com assentos dianteiros individuais. Sua caixa de marchas
tem 3 velocidades, mas a alavanca era colocada no assoalho, numa posição
bem confortável e prática para o motorista. O que mais impressionava
no Dart
SE, era o seu desempenho representado pela excepcional arrancada, e
pela velocidade máxima que justificavam plenamente sua "pintura
de guerra". O motor era o mesmo dos outros Dart, possuia
198cv e esbanjava força e potência. Para que o Dart SE ficasse ainda melhor precisariam ser instalados a ducha do para-brisa, uma tampa com chave no tanque de gasolina, um ventilador para desembaçar o para-brisa e um rádio, o que completaria o nivel de segurança e conforto mínimos. A Chrysler não vendia o SE com opcionais, e até 1973, quem quisesse instalar freio a disco, deveria procurar um revendedor autorizado. Em 1974 o Dart SE recebeu freio à Disco de série. Assim a Chrysler estava proporcionando maior segurança, já que este modelo tinha desempenho (devido à sua menor relação Peso/Potência) próxima à dos Charger LS e R/T. |
: O Fim do Dart SE
Esta versão da linha Dart foi
extinta em 1976, neste ano, somente os Dodge Charger R/T, Dart de Luxo
e Gran Sedan seriam fabricados. Em 1975 a venda dos Dart SE começaram
a cair, talvez porque as pessoas preferiram comprar um Dart de Luxo, um
pouco mais caro, porém mais completo. E também porque
era possível optar por Charger(s) usados que, desvalorizados
pela crise do petróleo, custavam quase o mesmo que um Dart SE novo.
Este modelo era relativamente barato em sua época, mas com a crise
dos combustíveis em alta estes modelos foram dizimados, especialmente
durante a década de 80. Assim o SE foi extinto, ainda hoje restam
poucos exemplares no Brasil. |
"O
Dodge Dart SE foi realmente o mais bonito, mais possante e mais veloz
'Pé-de-boi' já fabricado no Brasil". Revista
4 Rodas
|
|
©
Copyright - Dodge News Web Site
- Todos os direitos reservados
|